sexta-feira, 22 de maio de 2015

Fatos e Fotos- O Cotidiano do Rio de Janeiro em 3 Flashes

a- Delírio 

A foto ao lado representa:

a- Um quadro de Dali, na sua fase mais delirante
b- A espiral sagrada dos Incas
c- Uma representação geométrica da força divina flutuando no espaço sideral
d-  Imagem do poder das forças subjetivas que atua no inconsciente coletivo 
e- Portentoso e luxuoso teto do auditório do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Quem cravou o item e acertou na mosca, tudo neste espaço, e não só o teto, é de um luxo delirante, compatível com a realidade social do Brasil, e que suas excelências, data vênia, são merecedoras.   

b- Vandalismo     

A foto abaixo é de um dos setenta e sete trens do metrô do Rio que tiveram os para brisas quebrados por pedradas arremessada por vândalos no primeiro trimestre de 2015, o  que obriga que fiquem dois dias fora de circulação, prejudicando ainda mais a população. Um para brisa novo custa RR$8 mil, mantendo-se a média, até o final do ano 250 para brisas serão depredados, ocasionando um prejuízo de R$2 milhões.  
                                           
c- Cotidiano da Insegurança

A repressão policial para combater o tráfico entranhado nas comunidades de baixa renda é feroz e ostensiva, muitas vezes as vítimas são pessoas inocentes. Os agentes da violência são soldados com nível sócio econômico e cultural semelhantes ao de suas vítimas, é pobre agredindo pobre.  
Não parece, mas as três situações expostas - auditório luxuoso dos magistrados, depredação do ônibus pela população e repreensão policial sem respeitar a lei, tem em comum a matriz do abuso desmedido, embora suas excelências não devam fazer conexão entre suas luxuosas instalações com a pobreza e violência que campeia no nosso estado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário