sábado, 20 de dezembro de 2014

Vaticano, O Verdadeiro Significado da Fumaça Branca

Habemus Papa
Diante dos diversos escândalos da igreja como pedofilia, superfaturamento, desvio de recursos, ligação com a máfia e lavagem de dinheiro, vem tomando corpo uma antiga suspeita do que realmente ocorre no Vaticano no conclave para eleger o novo papa, e o que, na verdade, significa a fumaça que saí da chaminé.

A versão oficial é que enquanto não houver maioria para a escolha do novo papa, as cédulas de papel são queimadas saindo uma fumaça preta, mas, se for branca indica que um dos cardeais foi eleito para ser o novo papa.

O repórter jornal La Repubblica da Itália, Angelus Sospetto, conseguiu entrevistar um antigo funcionário aposentado do Vaticano, Pietro Sottuto, que trabalhou quarenta e cinco anos na Santa Sé e participou dos preparativos do ritual para a escolha de três papas. Ele disse que sempre estranhou que na véspera do conclave para a escolha do novo papa chegavam ao Vaticano padres da Colômbia, Bolívia e Afeganistão, portadores de passaporte diplomático, carregando pesadas malas. Eles deixavam as malas na Secretaria Geral e iam embora de volta aos seus países, sendo proibidos de falar com qualquer pessoa. Certa vez um destes padres deixou escapar que o conteúdo da mala iria ajudar os cardeais a se conectarem com o Deus, terem visões e fazer a escolha certa.  Informou ainda que sempre que os cardeais se reuniam ele sentia um cheiro forte, que não sabia identificar o que era e, após, aparecia a fumaça. Contou ainda que andando pelas ruas de Roma sentiu o mesmo cheiro e achou que tinha um grupo de cardeais reunidos, mas viu que eram jovens conversando. Perguntou a um deles a origem do cheiro, tendo sido informado que era marijuana. Então, concluiu excitado, os cardeais faziam uso de um “fummo sacro” para escolher o novo papa!

Diante das evidências, concluiu que a fumaça que sai da chaminé seja proveniente do baseado queimado pelos Cardeais no intuito de ajudá-los a se conectarem com o Senhor e receberem sinais daquele que deve ser ungido. A fumaça preta sinaliza que o baseado não é de boa qualidade, ou seja, não contribui para que tenham visões reveladoras. Quando o baseado é bom a fumaça sai branca, redondinha, o que sinaliza que haverá uma catarse coletiva e que irão se conectar e conseguir chegar ao nome do cardeal predestinado. Assim, ao contrário do que se pensava, o nome escolhido para ser o novo papa só acontece depois que saí a fumaça branca e não o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário