quarta-feira, 9 de abril de 2014

Como a Propina Pode Ajudar a Saúde e a Educação Pública

 

Devido falta de planejamento e controle, o pagamento de propinas feito pelos empresários aos políticos e governantes está um caos, uma verdadeira bagunça, ninguém confia em mais ninguém, a suspeita é geral, um partido achando que o outro foi melhor aquinhoado, os senadores suspeitam dos deputados e vice versa, o baixo clero está revoltado, diz que sobra muito pouco na sua horta, pois, segundo ele, a maior parte fica para as lideranças.

Para resolver este grave problema que está interferindo na expansão da economia do Brasil, o que, inclusive, ensejou a redução do grau de investimento do país pela Standard and Poors, a solução é se criar a PETROPINA, uma estatal voltada para democratizar o recebimento e socializar a distribuição da propina. Toda grana paga por fora para aprovar projetos suspeitos ou superfaturados seria canalizada para os cofres da empresa, que funcionaria como uma espécie de Zona Franca da Propina, fazendo a distribuição da bufunfa para o seu público alvo com base numa matriz de valores (falta de).

Cada partido receberia a propina de acordo com a sua representatividade no Congresso Nacional e nível de periculosidade dos seus políticos, afinal profissional não pode ganhar o mesmo que amador.

As propinas seriam tabeladas em 20% e sobre o valor pago incidiria 15% de imposto de renda, o que legalizaria o seu recebimento, acabando com o problema de caixa dois que atormenta nossos políticos - eles não merecem isso -, revertendo o valor do imposto para a manutenção de hospitais e escolas públicas, ou seja, parte do dinheiro desviado da saúde e educação reverteria em seu favor.

Adicionalmente os políticos poderiam dizer com orgulho, sem nenhum constrangimento, que recebem propina, além de não depender mais dos jatos dos amigos para levar a esposa e os filhos, que moram a milhares de quilômetro da praia, para tomar banho de mar ou ele ver um jogo cuja partida a CBF colocou de propósito num estádio distante de Brasília, pois poderão comprar um avião para chamar de seu financiado através do Programa Meu Jatinho, Minha Vida.

A população também iria se beneficiar da corrupção, pois a Petropina seria uma empresa de capital aberto com ações vendidas na bolsa de valores, e as pessoas ao comprar suas ações iriam participar do seu resultado recebendo dividendos. Assim quanto mais corrupção melhor para todos, engenhoso, não?

A PETROPINA não terá diretoria em hipótese alguma caso contrário corre-se o risco dela desviar parte da propina recebida. O seu caixa seria gerido por um robô japonês apolítico.

Um comentário: