segunda-feira, 11 de agosto de 2014

LETRA K- KAMPANHA DE REABILITAÇÃO

Não era a intenção, mas os sites de relacionamento estão fazendo justiça e regatando do ostracismo o K, letra marginalizada pela língua portuguesa. Cáspite, o cara só compra e come comida cara. Como pode ver, nesta frase a primeira sílaba das palavras tem a fonética da letra K e cadê ela, está lá? Não, a sua função foi usurpada pela letra C. Karamba!

O k não serve para nada, não é utilizado nem como incógnita, nesta área as queridinhas são x, y, z, a, b e c, e também fica marginalizado na área sexual. Por acaso existe o Ponto K? Não, kacete!

No Brasil, o Formulário Ortográfico de 1943 aboliu a letra K do alfabeto, substituindo-a por c. O Acordo Ortográfico de 1990 restaurou a letra K sem, contudo, restaurar o seu uso prévio, ela ficou marginalizada, restrita às abreviaturas, às palavras com origem estrangeira e a seus derivados. Ou seja, fizeram um resgate de mentirinha, o K continua perseguido, como as minorias. Para se fazer justiça, deveria ser estabelecido um regime de cotas para ela, pelo menos 30% das palavras que tivessem o som de K começariam com a letra e não com o C usurpador.

E, voltando ao início do texto, por que os sites de relacionamento estão reabilitando o K? Porque grande parte das risadinhas nos Faces e Twiters da vida é representada por kkkkk. Mas como a letra é perseguida, não demora muito surgirá uma campanha para substituir o kkkkk por cccccc. Karaca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário