quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

CUIDADO, BURACOS NA PISTA


Placas de aviso: método tupiniquim de resolver o problema
Quem roda nas estradas brasileiras se depara com frequência com placas avisando - Cuidado Buracos na Pista. Até aí nada demais se não fosse o fato que a placa que deveria ser provisória, possivelmente irá ficar lá por meses ou anos, pois o governo ao invés de resolver o problema, se restringe a alertar os motoristas para tomarem cuidado com os buracos. Se houver acidentes o culpado é o irresponsável que resolveu transitar na estrada, ignorando os avisos, com risco de ainda perder 20 pontos na carteira de motorista por direção temerária.

O sistema de cotas nas universidades, e agora também nos concursos públicos, guardam a mesma lógica das placas nas estradas, pois como é de conhecimento geral, a gestão da rede de pública de ensino é ineficiente e pautada por sindicatos que não estão preocupados com a qualidade do ensino e sim na perpetuação dos cargos de seus dirigentes, que são contra qualquer critério que inclua a meritocracia no sistema de avaliação dos professores.

Paralelamente, verifica-se a estranha ocorrência do fenômeno físico da dissipação no trecho percorrido pelos recursos financeiros governamentais, no percurso que vai da publicação da sua liberação no Diário Oficial e saída do caixa a sua chegada à sala de aula, pois parte do dinheiro se perde, ou melhor, se dissipa pelo caminho.

O que se pode esperar da equação que soma má gestão, greves, professores com pouca qualificação e desmotivados, estabilidade no emprego, recursos financeiros que sofrem o fenômeno da dissipação e demagogia sindical?

Nenhum comentário:

Postar um comentário