quarta-feira, 3 de junho de 2015

Crise na Igreja

Fiel paga dízimo mas quer milagre forte
A reunião convocadas às pressas só tinha uma única pauta, discutir as causas que estavam levando a Igreja Senhor da Redenção do Vigésimo Oitavo Dia perder participação no mercado, com reflexos negativos no seu caixa ( esclarecimento: ela é do vigésimo oitavo dia porque era o primeiro número disponível, do 1 ao 27 já estava ocupado). No último ano a sua receita caiu 57% em relação ao ano anterior, havendo também decréscimo do número de fieis presentes aos cultos, queda de 48%. Para complicar, os custos subiram 29%, o que fez a Igreja encerrar o exercício com prejuízo de 17% sobre o patrimônio líquido. Em dezoito anos era a primeira vez que isto acontecia.

Assessorado por um profissional de marketing que saiu da TV Globo depois de aderir ao Plano de Demissão Quase Voluntária -“ou adere ou é mandado embora”, o Pastor criou um grupo de discussão composto por dez fieis, a maioria mulheres, de diversos estratos sociais para fazer uma avaliação sobre a atuação da Igreja, descobrir o que estava errado, as aspirações dos fieis e, com base nisso, o que deveria mudar ou melhorar. A criação do grupo foi sugerido pelo marqueteiro inspirado nos existentes na Globo para discutir as novelas.

- Vamos direto ao assunto, gostaria que o grupo de fieis aqui presente desse a sua opinião sobre o que levou nossas ovelhas a abandonar a igreja e debandar para a concorrência, o que estamos fazendo de errado? O que deve ser realizado para aumentar o número de fieis e faturamento, falou o Pastor com o semblante tenso.

Dona Lourdes, representante das donas de casa, no seu crachá estava escrito Classe C, moradora da Pavuna  e que ia à igreja todo dia, foi a primeira a falar.
- Pastor eu acho que o sermão é importante, principalmente quando o fiel não entende nada, ele acha que aquelas frases incompreensíveis ditas de forma firme, irá curá-lo ou ajudará a obter a graça desejada. Mas o que o povão gosta mesmo, e faz a sua cabeça, é de milagres. Depois que nossa igreja achou que estava muito apelativo fazer cego enxergar, porque podia atrapalhar para se atingir um público mais culto e abonado, parte dos fieis debandou para as igrejas concorrentes que oferece diversos pacotes espirituais pelo mesmo dízimo e, para piorar, o pessoal da grana não apareceu, 

Dona Josefa – crachá classe D, operadora de telemarketing, falou: concordo plenamente, nós gostamos de tudo que tem final feliz e que a gente pode ver, que é o caso dos milagres que aconteciam no palco. Agora são poucos e muito mixurucas, como curar alergia, a pessoa sobe no palco espirrando e depois de receber a benção para de espirrar. Isto é legal, mas é muito pouco. Sentimos falta de ver pessoas desenganadas a beira do leito da morte sair curada.

Maria Rita da Tijuca, crachá classe B, vendedora da Avon, foi incisiva, disse que a igreja deveria voltar a dar benção para curar os gays, ela tinha parado com a prática devido à reação dos intelectuais e da imprensa. Vocês deviam esquecer os intelectuais, disse, eles são todos comunistas e ateus, não vão à igreja de jeito nenhum, nem mesmo se Fidel Castro virar Pastor. Assim não ganhamos a simpatia deles e perdemos a frequência das mães e esposas que no fundo desejam que o filho ou marido deixem de ser gays. Desconfie das mães que diz que entende e apoia a inclinação sexual do filho ou filha. Se alguém falar que existe um elixir que possibilita fazer os gays retornar a inclinação sexual registrada na certidão de nascimento, possivelmente as mães e esposas irão colocar o líquido na água deles. Como isto não existe, o jeito é apoiar a escolha sexual feita pelos rebentos e companheiros e aproveitar para posar de mulher moderna.

Nisto Alfredo, auxiliar de contabilidade, crachá classe C, atualmente trabalha no jogo do bicho como anotador de apostas, pede a palavra. Ele diz que com a crise o pessoal ficou sem dinheiro e muitos fugiram da Igreja com vergonha de não poder dar o dízimo. Assim propõe que ele seja igual a 6%, uma redução de 40% sobre o valor original, este seria o Plano Básico, que daria direito a saúde e emprego. Se der 8% ele passa para a Plano Prata, que oferece, adicionalmente, proteção contra mal olhado. Por último teremos o Plano Diamante, que é o verdadeiro dízimo de 10%, ele daria direito a tudo oferecido pelos demais, e ainda proporcionaria felicidade no relacionamento amoroso e familiar, incluindo trazer de volta a pessoa amada.  

O Pastor lançou um olhar para o profissional de marketing fazendo gestos para que desse a sua opinião. Depois de ficar alguns segundo pensativo olhando para o vazio, começou a discorrer:

- A grande pergunta a ser feita é como aumentar o market share da Igreja? A resposta passa pela seguinte questão: qual é target que se pretende atingir? Os pastores estão focados no core business? Aliás, qual é o nosso core business? Teremos que fazer um downsizing para reduzir despesas ou iremos optar pelo outpleacment qualificando os menos produtivos? Ou ainda, de forma mais drástica, lançaremos mão do turnaround e partiremos para o entrepeneurship? Sugiro que se faça um business plan com foco na reengeneering, e, em paralelo, fazer um job rotations entre os pastores e contratar um Chief Excutive Offier – CEO para coordenar o processo de reposicionamento da igreja no mercado, sem esquecer de se fazer benchmarking com as mais exitosas e, em paralelo, colocar um coach para ajudar a requalificar os pastores menos produtivos.

Quando terminou fez-se um silêncio profundo, o Pastor concluiu que aquele cara era caso perdido, não havia remédio e milagre que o salvasse. Olhou para os seguranças, fez uma aceno e, ato seguinte, quatro “armários” tiraram o marqueteiro do recinto, colocando-o para fora a força.

Não sei como acabou a estória e nem se o pastor colocou em prática as propostas sugeridas pelo fieis, mas a certeza que fica é que nem as igrejas estão passando ilesas do primeiro desgoverno Dilma e do ajuste fiscal, a maré tá braba para elas, e não duvido nada se amanhã as Igrejas da Graça (de 1 a 28) não venham incluir trechos e divindades do budismo, hinduísmo e do hare krishna (o judaísmo já está lá) para atrair as pessoas insatisfeitas com estas religiões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário