domingo, 28 de junho de 2015

Prêmio Algema de Ouro Francisco Targini

Aberta a votação para escolher
quem merece Algema
O Prêmio Algema de Ouro Francisco Targini foi criado para distinguir pessoas ou empresas que mais se destacaram no Brasil na área da corruptela. O nome dado - Francisco Targini, é uma homenagem a um cidadão português, descendente de italiano, que veio jovem para o Brasil no começo do século XIX, tendo sido nomeado arrecadador de imposto do Ceará, posteriormente foi promovido a tesoureiro-mor de D. João VI, ampliando de forma heterodoxa o seu patrimônio e poder, o que fez com que recebesse o título de Barão e, depois, Visconde de São Lourenço. 

Umas das estórias a seu respeito refere-se à compra de mantas para o exército que fizera a um fornecedor inglês. O hábil homem público teria mandado dividir cada uma das peças ao meio, revendendo-as (possivelmente através de uma empresa de fachada) depois ao governo pelo dobro do preço original, um ganho de 100% e não desprezíveis 3%.

A sua prática corrupta era amplamente conhecida no Brasil Colônia e no império, o povo recitava versos como “Quem furta pouco é ladrão,/ quem furta muito é barão,/ quem mais furta e mais esconde/ passa de barão a visconde” e “Furta Azevedo no Paço/ Targini rouba no Erário/ E o povo aflito carrega/ Pesada cruz ao Calvário. Assim, dada a sua qualificação e  folha corrida, pode ser considerado, com toda justiça, o patrono dos corruptos brasileiros.

Ele foi duramente combatido pelo jornal Correio Brasiliense que denunciava as suspeitas de corrupção e o seu súbito enriquecimento. Nome do proprietário do informativo: Hipólito da Costa Furtado.

O Prêmio irá homenagear pessoas e empresas que mais se destacaram na área da corrupção e, também, mostrar para a população aspectos da atividade que poucos conhecem, como as condições adversas e o destemor do corrupto para realizar o seu trabalho, que a atividade exige alta dose de sacrifico e criatividade, dada a burocracia estatal e centenas de leis descabidas, bem como a existência de vários órgãos de controle que dificultam a viabilização da operação, o que contribui para aumentar o custo Brasil, sem contar o olho grande do vizinho depois do operador vender o seu Ford Focus e comprar um Porsche zero quilômetro.

Se não bastasse, são obrigados a matar um leão do imposto de renda por dia, se pego em flagrante, tem que justificar para o Ministério Público que mataram o leão em legítima defesa, e isto é cansativo, mina as forças. Poucos sabem que o corrupto é caseiro, só continua na profissão por causa dos filhos e, também, por ideal, que é ficar milionário e deixar para a família um grande patrimônio no Brasil e exterior.

É tanta dificuldade e incompreensão por parte da imprensa e  invejosos, estes só são honestos por falta de oportunidade ou competência, que muitos só continuam corrompendo devido ao animal empreendedor que existe dentro deles e, também, porque não sabem fazer outra coisa na vida.  Às vezes pensam em jogar a toalha e atuar honestamente, só não fazem isto porque não contam com expertise nesta área, iriam fracassar, o que contribuiria para aumentar o desemprego no Brasil e como têm responsabilidade social, não podem ser honestos. A alternativa seria se aposentar, mas corrupto é igual prostituta, não consegue parar, no máximo tira férias nas Ilhas Cayman, Suíça ou Miami. 

Assim, no intuito de homenagear e mostrar o lado patriota da classe, a ABC - Academia Brasileira dos Corruptos lança o Prêmio Algema de Ouro Francisco Targini destinado a premiar os profissionais e as empresas que mais se destacaram, nas seguintes categorias:
1-    Empresa Privada
2-    Empresa Estatal
3-    Empresa de Consultoria
4-    Operadores ( doleiro e tráfico de influência)
5-    Poder Legislativo- Deputado, Senador e Vereador
6-    Poder Judiciário- Juízes e Desembargadores
7-    Governador e Ministro
8-    Personalidade Top Top do Ano (escolhido pelos selecionados)

Você que é profissional da área ou utiliza os serviços públicos de saúde, educação e os transportes públicos, participe, mande para a redação deste Blog o nome da empresa e profissional que você acha que merece ganhar Algema este ano nas atividades acima relacionadas, mas atenção, só pode votar em uma única empresa ou pessoa por categoria, sabemos que é difícil, dada a profusão de candidatos, a regra é inflexível mas, dependendo da conversa, dá para contornar.  

Realização: ABC- Associação Brasileira dos Corruptos 
Patrocínio- Clube dos Empreiteiros; Associação das Empresas da Área de Saúde, Sindicato das Empresas de Coleta de Lixo
Apoio: Petrobras, DNIT, Valec, Furnas, Eletrobras, Fundos de Pensão e PT
Promoção e Divulgação: Blog Reflexões Baratas 
Consultoria Técnica: Barusco, Maluf, Dirceu e Amigo Paulinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário