quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O HEADHUNTER DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

Um dos pre requisito para ocupar o cargo
é saber gerenciar a mala
A Operação Lava Jato desnudou como funciona o processo de nomeação dos dirigentes das estatais no governo PT. A seleção inicial para as centenas de cargos disponíveis era feita pelo “headhunter” Sílvio Pereira, o Silvinho, Secretário Geral do PT, (aquele que recebeu de presente um Land Rover de uma empreiteira, uma espécie de pixuland), responsável pela área de RH-Recursos Humanos voltada para aumentar os recursos financeiros do PT.Um delator informou que era ele que fazia as entrevistas de avaliação para os cargos de direção das estatais, como aconteceu com Paulo Duque.

Após ser entrevistado, Duque recebeu parecer favorável de Silvinho,  que encaminhou a indicação a direção do PT. Após análise das suas qualificações e, principalmente, da sua disposição de contribuir (duplo sentido) com o projeto político do Partido,  o Comitê Central homologou o seu nome. Segundo informações a entrevista que Silvinho fez com Duque ocorreu mais ou menos assim:

- Nome

- Paulo Duque.

- Foi indicado para qual cargo, deixa eu ver no computador. Superintendente do SUS da Paraíba, este é para o PROS, Diretor do INSS do Paraná, não, Diretor do Hospital de Bonsucesso no Rio, este é do PC do B, diretor de administração do Fundo de Pensão dos Correios, também não, é da cota do PMDB.

- Eu sou engenheiro, não entendo nada disso, vim aqui para...

- Cara, você é muito detalhista, tem que aprender com os sindicalistas do PT, eles são polivalentes, por isso se consideram aptos para ocupar qualquer cargo nas estatais. Eles veem isto como missão e nunca fogem delas. Se o companheiro é bancário, mas for destacado para ocupar a diretoria técnica da Agência Nacional de Petróleo ou ser Superintendente da Usina Nuclear, ele encara sem reclamar.  Ah, achei aqui o seu nome, você foi indicado pelo companheiro Dirceu para a Petrobras, belo padrinho, mas só isto não resolve, fale um pouco de você.

 -Sou engenheiro concursado da Petrobras com grande experiência na área de petróleo, dutos, exploração e prospecção. Supervisionei as obras do parque de tancagem do TEBIG, TEMADRE e...

- Para, porra, isto não interessa, quero saber se, caso venha ocupar a Diretoria, está disposto a colaborar com o Partido.

- Com certeza, se necessário, irei me filiar a ele, nas horas vagas farei campanha para os seus candidatos e integrarei o comitê técnico para elaborar a proposta de governo na área de petróleo e gás.

Silvinho fitou Duque e depois de uns segundos disparou:

- Duque preste atenção no que vou falar. Não estamos procurando ninguém para fazer campanha eleitoral, nem ajudar na elaboração do programa do partido, para isto temos milhares de voluntários que acreditam na pureza e ideal do PT. Nossos militantes são compostos por operários, universitários professores, pesquisadores, funcionários públicos entidades de esquerda, todos sabem que somos contra a corrupção e as oligarquias de direita, e eles tem razão, nada que vem da direita é bom. Mas se eu precisar elaborar um programa para a área de nanotecnologia, deve ter dezenas de especialistas filiados ou simpatizantes do PT para fazer isto, você seria apenas mais um, entende?

Parou de falar, respirou fundo parecia que estava escolhendo as palavras e continuou: 
- Não é este o perfil de candidato que procuramos, na verdade ele nem precisa entender da atividade técnica para a qual foi designado, para isso existem assessores, embora você conheça a área. Estamos atrás de profissionais que ocupando um cargo técnico por onde passam bilhões de dólares, seja safo o suficiente para ajudar o Partido na área financeira para, com isso, contribuir para o companheiro Lula consolidar a revolução de esquerda voltada para a classe trabalhadora, mas usando os métodos da direita, que comprovadamente, são mais eficientes.

- Você está me dizendo que irão usar as práticas utilizadas pela direita reacionária para fazer a revolução em prol dos trabalhadores?

- Não temos muitas alternativas, somos obrigados a usar os métodos nefastos da direita conservadora e entreguista para se atingir os fins, que são nobres, o que  irá ajudar à médio prazo a romper os grilhões que impede a classe obreira se libertar do jugo do imperialismo americano.

- Ok, e o que devo fazer para contribuir para este projeto político?

- Ajudar a roubar o dinheiro das empreiteiras capitalistas e oligárquicas. 

- Como assim, reagiu surpreso.

- Simples, elas ganham muito dinheiro fazendo obras. De onde vem o dinheiro destes projetos? Do imposto pago pelo trabalhador. Assim, subtrair um percentual do que ganham irá fazer com que parte do dinheiro retorne e seja aplicado em benefício dos trabalhadores. Isto é que diferencia nós deles, os partidos e políticos de direita, como o Maluf que desviou recursos de obras e o dinheiro da propina ganha foi utilizado em proveito próprio e hoje está depositado no exterior.

- Mas o dinheiro irá para o trabalhador ou para o Partido?

- Porra Duque, você deve ser meio obtuso. O nome do nosso Partido não é dos Trabalhadores?  Isto significa que se a grana vier para gente, está indo para os trabalhadores, entendeu, falou com certo desencanto e pena do entrevistado. É obvio que se fizer o serviço direito irá receber uma pequena parte, pois, como te falei, o dinheiro será destinado a ajudar os trabalhadores, e você é o quê? Banqueiro? Empresário? Latifundiário? Não, você é trabalhador, por isso irá receber a sua parte.

- Agora entendi, como é por uma causa nobre, pode contar comigo, se for admitido farei tudo para ajudar o Partido.

Isto aconteceu há 12 anos, todos sabem como a estória se desenrolou  e como irá continuar, mas aqui ela acaba aqui. Morô?

Nenhum comentário:

Postar um comentário