sábado, 20 de dezembro de 2014

O Traficante e o Político, Uma Reflexão Marginal

Ao contrário do político, o traficante
 só "trabalha" com dinheiro privado
Numa definição simplista ladrão é um cara que rouba algo de alguém, o que significa que o traficante “puro”, aquele cuja única atividade é vender drogas, é fora da lei, mas não é ladrão, igual aos  bicheiros no passado. O mesmo não se pode dizer do político, dirigente ou empregado de estatal que quando desviam dinheiro público, via superfaturamento, estão roubando, muitas vezes de áreas socialmente sensíveis, como saúde, educação e merenda escolar. Assim, consta-se que os atores dos dois segmentos contam com uma semelhança – são foras da lei - e uma diferença, um é ladrão e o outro não.

Existem outras diferenças, como só vai a uma boca de fumo quem quer, enquanto que quem se dirige a um hospital público o faz porque necessita, não tem outra opção, pois não conta com plano de saúde, nem condições de resolver por si só o problema, depende de auxílio externo.

Por obvio, pode-se afirmar que o desvio de recursos de hospitais contribui para que as pessoas deixem de ser atendidas ou apresentem um péssimo nível de qualidade o que leva muitos à morte, o que significa que corrupção mata.


A conclusão é que os esquemas de desvio de recursos realizados pelos políticos e assemelhados  enseja para a população um elevado impacto social negativo semelhante, ou às vezes maior, do que a ação criminosa dos traficantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário