segunda-feira, 9 de março de 2015

O Futuro Não Está Nem aí Para Povo Unido Jamais Será Vencido

Sem educação de qualidade o país
irá continuar na idade da carroça
Previsões da Singularity University - entidade criada com apoio da Cisco, Nokia, Nasa e Google-

1- Em menos de vinte anos haverá três novas internets, teremos que aprender tudo de novo;
2- Muitas profissões vão surgir, outras irão se transformar e uma penca desaparecer;
3- Uma pessoa que está hoje no ensino médio vai trocar de função cinco vezes durante a sua carreira para se adequar a montanha russa das mudanças das demandas profissionais;
5- O profissional hiper especializado dará lugar ao multidisciplinar;
6- Em vinte anos teremos robôs com inteligência semelhante ao cérebro humano.

Quer dizer que haverá desemprego? Não para mão de obra qualificada, e sim para quem for desqualificado ou especializado para trabalhar nas funções que eram demandadas antes da revolução digital. Isto sinaliza que, mais do que nunca, a realização de investimentos em educação e projetos voltados para a melhoria da competitividade será fundamental para o país se manter competitivo.

Gostando ou não, esta é a realidade do mundo e o Brasil não pode ficar preso a dogmas do século XX, da época “Yankees Go Home, enquanto a China comunista do século XXI brada "Yankees Come Here". Se o governo persistir na política estudantil da época em que os seus dirigentes estavam na rua combatendo a ditadura e queimando a bandeira americana, irá queimar a economia do país, como já acontece há algum tempo, o país vai ficar na lanterna da Olimpíada Mundial do Desenvolvimento.

 A realidade é que o mundo não espera, não tá aí pra gente, como também para a Grécia, Rússia, Coreia do Sul ou Colômbia, é cada um por si e quem fizer melhor o dever de casa irá se dar bem.

 A exceção do agronegócio, que o MST do temerário João Stédille quer implodir, o país vem perdendo competitividade no mercado internacional nos segmentos onde a tecnologia se faz presente, direta ou indiretamente, ou seja, em quase todos. Se juntarmos a isto, a alta burocracia e taxas de juros, uma legislação trabalhista pesada e anacrônica, a baixa qualidade do ensino, má gestão administrativa das políticas públicas e corrupção, verifica-se que o futuro do país é altamente desanimador.

. A opção bolivariana e mercosuliana feita pelo Brasil em detrimento das parcerias com as economias centrais, como EUA e Europa, também não ajuda e pode ser adicionada ao rol dos problemas acima expostos.  E hoje, para piorar o cenário, o preço das commodities, salvação da lavoura, está em baixa. 

Decididamente o mapa astral do Brasil não está legal, e como o governo não tem feito nada de concreto para a situação melhorar, talvez a alternativa seja o país mudar seu nome para Brazil, Brazill ou “O Brazil”, como fizeram Jorge Benjor e Sandra de Sá. Quem sabe?

Uma pequena mostra do futuro pode ser visto na fábrica da BMW, cuja montagem de veículos praticamente dispensa a mão do homem, só robôs trabalhando, link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário