segunda-feira, 23 de março de 2015

Recall Or Not Recall?

Quando o produto tem defeito
o consumidor tem que exigir recall
- Alô
- É do diretório nacional do PT?
- É.
- Gostaria de falar com o responsável.
- É ele mesmo que está falando. O que deseja?
- Estou ligando porque quero saber quando vocês vão fazer recall?
-Como assim? Não estou entendendo, aqui é do Partido dos Trabalhadores.
- Do PT? Então tá certo, liguei para o número correto.
- O companheiro podia ser mais objetivo?

- Ok. Para entender o que estou falando vou te dar o seguinte exemplo: digamos que você está numa concessionária olhando os modelos em exposição, aí chega o vendedor e aponta para um deles sugerido que o adquira. Você pergunta por quê.  Ele começa alinhavar as vantagens: o modelo é popular, apresenta bom desempenho, tem visual moderno, garantia de quatro anos, baixo custo de manutenção e não dá problemas técnicos O que você faria se te dessem esta opção?

- Não sei aonde quer chegar, mas eu acho que seria uma ótima escolha.

- Eu também teria esta impressão e compraria o carro. Agora vamos imaginar que você descobre que tudo que o vendedor apregoou não era verdade, pelo contrário, que o carro tem péssimo desempenho e os problemas começam logo após a compra.  O que acha que devo fazer?

- Bem aí deve exigir reparo geral ou a troca do carro por outro modelo que apresente melhor desempenho e não dê problemas. Mas quem cuida disso é o PROCON e aqui é o PT, falou o dirigente petista prestes a desligar o telefone.

- Por favor, não desligue, eu fui ludibriado e tenho que me queixar a vocês e não ao PROCON.

- Você deve estar de sacanagem, amigo tenho mais o que fazer.

-Eu também tenho. O meu problema é com o PT que me convenceu a votar na Dilma, e só fiz isto porque ela prometeu fazer uma coisa, só que tá fazendo outra, o modelo é bem diferente daquele que me foi vendido por um tal de João Santana, parece que este é o nome do chefe de vendas e do departamento de marketing do Partido. Com apenas quatro semanas o governo começou fazer água e a garantia dizia que iria rodar sem problemas pelo menos quatro anos, ao invés dos 1500 cavalos prometidos, tem apenas 1000, bem mais fraco, sinalizando que superdimensionaram para eleitor o número de equinos. Aliás, tem 1000 cavalos e um burro, que sou eu. Tem mais, ele gasta muito, não é econômico, é só ver a grana que torrou no petrolão, nas obras da copa, sistema elétrico, fundos de pensão e nos diversos projetos do PAC- Programas de Ajuda aos Companheiros. 

- Mas...
_ Não acabei,  o modelo que comprei é tão ruim que o critério para se avaliá-lo não é custo x benefício, e sim custo x prejuízo. Ou seja, comprei uma coisa e me entregaram outra totalmente diferente. Pelo menos na compra de um carro podemos fazer test drive, se não gostamos não se adquiri o produto, simples assim..E aí, no caso deste governo que tá lá com o meu voto, o que o PT pode fazer? 

- Estou espantado, nunca tinha pensado desta forma, você tem razão, o que acha  que deve ser feito, tem alguma sugestão, no momento não tenho nenhuma.

- Tem duas coisas que podem ser realizadas, a primeira é mudar radicalmente o modelo, a outra é vocês me entregarem outro produto, com melhor desempenho.

- Você por acaso está sugerindo o impeachment da presidente Dilma?

- Não, nada disso, sou um democrata, lutei pelas diretas já, fui para rua contra a corrupção do governo Collor, marchei lado a lado com petistas que pediam o impeachment dele, alias petista pede o impeachment de todos os presidentes, está no DNA do partido. O que quero saber é se foi correto o PT, partido que sempre votei, ter me enganado, me vendido um produto que não corresponde às especificações, e, ainda, depois descobrir que ele é igual ao PMDB, na verdade é pior, porque o PMDB não engana ninguém, não posa de honesto ou faz discurso a favor da ética, neste sentido ele é honesto e autentico. Já o PT destila de forma messiânica a mensagem da ética e da moralidade no serviço público, se gaba dizendo que é o único dono deste latifúndio, mas por baixo dos panos fez a maior rapinagem que já aconteceu na história deste país, a ponto do pessoal da direita dizer ironicamente para mim que o PMDB quando crescer quer ser igual ao PT,  e eu ter que ouvir calado, puto da vida. Há quatro meses tenho insônias, estou em depressão, tomava dois rivotril por dia, agora são três, mais yoga e retiro espiritual uma vez por mês. 

- E aí, te pergunto, o que faço, ou melhor, o que você faria no meu lugar?
- !!
- Ouviu a minha pergunta?
-!!
Você está na linha?
- Sim, estou na linha, ouvi a tua pergunta, os teus questionamentos me deixaram sem ar e pensativo. Não sei o que falar, a não ser que tem razão.

- Sim, mas o que devo fazer?

- Vou te dizer uma coisa, que se falar para alguém que disse, vou negar.

Ok, o que é?

- A minha ideia se baseia no test drive feito para os carros que você falou. Faça uma campanha pela internet, envolva as entidades representativas para irem para as ruas para aprovar um plebiscito para o povo dizer, seis meses depois de gestão Dilma, se quer mesmo o governo que lhe foi vendido ou devolve-lo para o PT e optar por outro modelo mais eficiente.  

- Você está sugerindo que se faça test drive para o governo Dima, que pode acabar em impeachment?

- Acho que o nome impeachment é muito forte, o carma não é bom, que tal mudar a forma de pensar e ver desta maneira: no Brasil qualquer imoralidade que tenha lei, o beneficiário enche a boca e diz que é legal, como, por exemplo, as altas e descabidas vantagens funcionais, salariais e aposentadorias percebidas pelos deputados e senadores e marajás do legislativo, judiciário e funcionalismo governamental. Assim, dentro desta linha ideológica macunaímica com pegada tropicalista, o test drive da Dilma, via plebiscito, seria considerado legal, nada diferente de centenas de leis surreais que existem por aí. Vai fundo que o PT, MST, Black Bloc, Rotary, TFP, DEM e PSDB irão te apoiar. Afinal estamos no Brasil, e se você esqueceu como as coisas rolam por aqui, lembre quem são os presidentes da Câmara e do Senado. O que achou da proposta?

- Achei  ótima, mas continuo preocupado, pois o modelo Temer é um protótipo que nunca foi testado pelo mercado, além da marca- PMDB- não ser muito confiável. 


3 comentários: