quinta-feira, 12 de março de 2015

Você é um Cisgênero?

Seus problemas acabaram, existem 56 gêneros sexuais,
 certamente achará o seu
Quando era criança, (a república já tinha sido proclamada), aprendi que havia dois gêneros sexuais, masculino e feminino. Na entrada da adolescência descobri que tinha duas variações em torno do tema, a bicha e o sapatão, como eram conhecidos; gay, lésbica e homossexual não fazia parte do vocabulário dos adolescentes daquela época, vide a marchinha de carnaval Maria Sapatão do compositor João Roberto Kelly, logo depois veio o travesti, presença obrigatória no Baile dos Enxutos da Praça Tiradentes na década de 60. 

Com isto achei que as vagas do grupo da diversidade sexual estavam totalmente preenchidas, todos os gêneros foram contemplados. Ledo engano, recentemente o Facebook dos EUA decretou que havia 56 gêneros sexuais, dentre os quais, transgênero, cisgênero, gênero fluído, intersexual, transmulher ou nenhum, o que deu um nó na minha cabeça analógica .

A Superintendência do Governo do Estado do Rio de Janeiro que atua nesta área editou recentemente um guia para orientar as pessoas em relação ao gênero Trans, parte dele está na ilustração acima. Nada contra, acho legal, mas do alto da minha ignorância um pensamento me veio à mente, que é que pelo andar da carruagem teremos que sair de casa com um Guia de Bolso para saber como enquadrar sexualmente os homens e mulheres que conhecemos no dia a dia, tendo por objetivo não cometer gafes por falar coisas inapropriadas e ficar uma saia (ou calça) justa no ambiente. Um  exemplo é aquele de querer atuar como santo casamenteiro e apresentar um amigo a uma amiga e depois descobrir que ela é uma mulher transexual e ele um macho igualmente transexual. Certamente irei perder a amizade dos dois acusado de ser homofóbico por não aceitar condição sexual de ambos e, se bobear, irão me denunciar ao Ministério Público.

Outra situação é aquela do cara está no bar com os amigos se vangloriando da sua performance com as mulheres, dizendo que é espada. Aí um deles diz, ok, mas isto não quer dizer que você é, necessariamente, um macho. Todos na mesa se entreolham espantados, e ele continua: a tua atuação, supostamente macha, pode estar camuflando uma personalidade trans que é cerceada devido a educação conservadora e católica que recebeu na infância. Temos que avaliar outros aspectos, de repente você pode ser um cisgênero e não sabe, e, quem sabe, o seu prazer e realização completa poderá se dar ao lado de um transhomem ou alguém do gênero fluído. 

Difícil, muito difícil, quero voltar pra adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário