segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

DUVIDAS, DUVIDAS, DUVIDAS

Garoupa macho e a fêmea
Recentemente li que os pescadores de Abrolhos estão mergulhando 50m para pescar garoupas macho pois eles são bem maiores que as fêmeas. Este peixe, como o badejo e o cherne, é da família dos epinephelidae e são hermafroditas, nascem fêmeas e uma delas se transforma em macho contando com um harém com aproximadamente quinze fêmeas à sua disposição. Já o peixe-palhaço  (Amphiprion ocellaris), ao contrário da garoupa, todos  nascem machos e depois alguns se transformam em fêmeas, que são dominadoras e autoritárias, só se dirigem aos machos chamando-os de palhaço, daí o nome.

Quando o garoupão tem falência múltipla dos órgãos ou é pescado e se transforma em muqueca, uma das fêmeas fatalmente irá se transformar em macho e a ciência não sabe explicar como acontece o processo de escolha da fêmea que irá assumir o papel do novo gostosão do pedaço, só se sabe que o macho alfa do harém vizinho não tem condições de dar conta de trinta fêmeas, afinal ele é uma garoupa e não um peixe espada.

Esta importante questão me deixou intrigado. Vamos imaginar a situação de duas fêmeas que brigavam para ser a preferida do falecido macho e, por isso, se detestavam, e ainda que uma delas se transforme no novo guapo do cardume. Com que cara a outra fêmea vai transar com o novo macho? E ele vai querer encarar a antiga concorrente ou vai expulsá-la do harém? E ainda como acontece o processo onde, imagino, quinze fêmeas, cada uma com a sua opinião e falando ao mesmo tempo, tem que chegar a conclusão para saber qual delas merece ser o machão do grupo? A eleição é semelhante a escolha do novo papa, onde nenhuma delas é ostensivamente candidata? Ou será que ganha aquela que durante a vida marinha demonstrou, na calada da noite para não ser descoberta pelo macho, pendores homossexuais dando em cima das demais fêmeas do grupo, ou seria aquela que apresentou como plataforma eleitoral a promessa que sempre irá discutir, pacientemente, a relação com as quatorze fêmeas, obviamente uma de cada vez.

Tai uma questão importante que a ciência deveria estudar, até porque pode ter, eventualmente, conexão com a vida do humanídeos, por exemplo: quando um macho resolve sair do armário ele é substituído por uma fêmea que passa a assumir o papel do ex-macho, tal qual as garoupas, e assim manter o sistema em equilíbrio? Ou seria o inverso, quando uma fêmea saí do closet assumindo o seu lado oficina mecânica um macho passa para o lado de lá? Dúvidas, dúvidas, dúvidas.

Para contestar aqueles que acham que a pesquisa sugerida é bizarra apresento algumas que foram feitas por respeitadas instituição de pesquisa do mundo: Não indentificar sarcasmo pode ser sinal de demência- Universidade da Califórnia; Ingerir álcool ajuda no aprendizado - Universidade do Texas. Terremotos aumenta a natalidade- ONU; Garotas que jogam video games com os pais são mais felizes- Universidade Brigham Young University, Dormir mais tarde é sinal de inteligência- Universidade de Londres; Ter filhos causa infelicidade a pessoas ricas e viúvas- Universidade de Milão; É melhor levar uma garrafada na cabeça com ela cheia ou vazia? Universidade de Bern- Suiça; Falar no ouvido direito é melhor para persuadir uma pessoa - Universidade de Gabriele d’Annunzio- Itália; As pessoas tomam decisões melhores para algumas coisas — e piores para outras — quando estão sentindo uma intensa vontade de urinar- Japão; Um psicólogo escreveu um artigo denominado "O suspiro é só um suspiro?" onde procura entender porque as pessoas suspiram - Noruega Ainda acha bizarra a sugestão de pesquisa feita?

Como existe crowfunding para tudo, este blog irá promover uma vaquinha para levantar grana para repassar para instituição que se dispor realizar esta importante pesquisa. Quem colaborar ganha o crédito de ter apoiado o estudo e dois convites para participar de uma moqueca de garoupa macho.













Nenhum comentário:

Postar um comentário