terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

OS BLACK BLOCS E OS DEFORMADORES DE OPINIÃO

CAETANO BLCK BLOC VELOSO
O brutal atentado à bomba cometido pelos Black Blocs que matou o cinegrafista e correspondente de guerra nas manifestações do Rio de Janeiro da Band Santiago Andrade, mostra, para quem ainda duvidava, a face fascista e criminosa do grupo. O local onde o cinegrafista foi implodido pode ser considerado campo de batalha, pois os Blacks vão para a rua armados de coquetéis molotov, bombas incendiárias, porretes e usam máscaras a prova de gás lacrimogêneo. Saudades das manifestações populares da época da ditadura militar.

O pior é que alguns intelectuais viam – e veem- caráter ideológico nas ações levadas a curso por este ajuntamento de bandidos, não sei se por se considerar cult se acham na obrigação de ter sempre uma ideia polêmica, diferente do senso comum que norteia a maioria dos mortais que leem seus artigos ou assistem aos seus shows, explorando o marketing da polêmica.  Não que a opinião da maioria seja sempre correta, vide os governantes que ela elege, mas algumas coisas são injustificáveis, caso da violência.

O apoio dado por estes intelectuais e alguns políticos a “ideologia” Black Blocs ou a outro posicionamento bandido travestido com capa falsamente social é, no fundo, o maior aliado do Deputado Capitão Bolsonaro. Toda vez que esta galera abre a boca ou escreve artigos com posicionamento heterodoxo, aumenta o Ibope do deputado junto à maioria silenciosa.  Pouco a pouco, graças a alguns “deformadores de opinião”, o país vai se bolsonarizando. O capitão agradece.

Muitas ONGs devem estar pesarosas porque a bomba que matou o cinegrafista não partiu da PM e sim dos manifestantes. Se tal tivesse acontecido, mesmo que não morresse mas fosse ligeiramente ferido, reforçaria a tese que à PM é formada por um monte de brucutus – não se nega a sua falta de preparo para lidar com este tipo de manifestação – e, adicionalmente, consolidaria a opinião que o movimento Black Blocs deve ser apoiado na sua luta contra aqueles que são coniventes com o establishment, sendo estes os principais: governos – qualquer um - banqueiros, empresários, jornaleiros - só pode ser, eles vandalizam todas bancas de jornal - e o povo, pois ao incendiar trens, ônibus e metrô o maior prejudicado é a população, o que sinaliza todo o ódio e desprezo que o Black nutre contra o povão.

No dia 30/01 publiquei neste blog um artigo denominado “Comprovado os Alienígenas Estão Entre Nós” que no final faz uma critica as pessoas que acreditam nas boas intenções ou ideologia dos Black Bloc. No dia 08 de setembro de 2013, no calor das manifestações de rua, escrevi uma carta endereçada a Caetano Veloso que não está neste blog, pois ele é novo e, pelo andar da carroça, terá morte prematura, onde teço alguns comentários em relação ao artigo que escreveu explicitando a sua indignação em relação aos órgãos segurança que queriam proibir o uso de máscara nas passeatas. Abaixo a carta escrita::

Prezado Caetano,

Ao condenar a proibição do uso de máscaras nas manifestações e dizer que elas fazem parte da tradição e cultura do povo brasileiro, como o carnaval, o senhor aparentemente esteve isolado do mundo nos últimos três meses, o que é bom fazer de vez em quando, pois deixa o espírito e a mente meio odara. Confesso que sinto uma ponta de inveja do senhor, pois só consegui ficar vinte quatro horas nesse refúgio cósmico.

Devido ao seu prolongado isolamento do plano real deduzo que não tenha neste período lido o noticiário, não viu televisão, acessou a internet ou conversou com um amigo. Assim, por tê-lo em alto apreço quero alertá-lo para tomar cuidado com o mascarado grupo Black Blocs e afins, pois sem nenhuma razão podem depredar e roubar a bilheteria do teatro onde o senhor estiver realizando seu show, a semelhança do que fizeram no período em que esteve na outra dimensão, quando tentaram invadir o Hospital Sírio Libanês e vandalizaram dezenas de agencias bancárias e de automóveis, bancas de jornal, bares, restaurantes, lojas de roupas e eletrônicos com direito a saques, queimaram ônibus, lixeiras, luminárias, orelhões e vandalizaram o patrimônio público e tem mais, você não vai acreditar, queimaram a bandeira brasileira!

Não vou mais tomar mais o seu valioso tempo que poderia estar sendo utilizado agora para fazer musicas geniais. Despeço-me com uma frase sua dizendo que é proibido proibir (e condenar) a elaboração de leis que possam contribuir para reprimir a atuação de vândalos que vão para as ruas para destruir lojas, bancos e teatros e, mais importante, preservem a paz, dando-nos tranquilidade para ir e vir, trabalhar e compor embora, no último caso, o caos possa ser para alguns fonte de inspiração musical e criação de frases de efeito.
 
Na paz desmascarada, despeço-me com abraço,

José Lerer


Nenhum comentário:

Postar um comentário