quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

QUEM NÃO DEVE NÃO TEME

O Blog utilizando técnica moderna de marketing
para chamar  atenção do problema da
VIOLÊNCIA
Diariamente os jornais trazem reportagens sobre a violência que tomou conta do Rio de Janeiro e a população ameaçada e indignada pede mais policiamento nas ruas o que, isoladamente, pode atenuar mas não resolve o problema. Se hipoteticamente a PM e guarda municipal conseguir aumentar o seu efetivo em 50%, a situação pode melhorar um pouco, mas não resolve, pela singela razão que por maior que seja o efetivo, é impossível ele se fazer ostensivamente presente em todas as ruas de cada cidade do estado, a polícia aperta de um lado a bandidagem corre para o outro, o cobertor será sempre curto.

Ademais quando a população pede aumento do contingente policial isto irá demandar investimentos em novos equipamentos de segurança, veículos, combustível armas, inteligência, etc...Assim, ela tem que ter em mente que a medida acarretará um custo social elevado e quem vai pagar é ela, pois o dinheiro é um só, se investe mais na segurança sobra menos para saúde, educação, esporte e lazer, nesta área não existe mágica.

A solução não é fácil, mas um bom caminho à médio prazo seria se investir mais na educação, qualificação profissional e se contar com um judiciário mais ágil e justo, pois as pessoas temem o rigor da lei quando ela se faz ostensivamente presente, ou seja, não basta às leis existirem, é importante que a sociedade saiba que elas são executadas e, em tempo hábil. A ideia é se aplicar o lado B da máxima popular que diz que “quem não deve não teme”, que é “quem deve, teme” e treme (deveria). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário