domingo, 19 de outubro de 2014

Sam Berns, Um Herói

Sam, exemplo de coragem, determinação e vida
A pessoa aí ao lado é Sam Berns que se considerava um dos caras mais felizes do mundo. O verbo conjugado no passado deve-se a sua morte ocorrida em janeiro de 2014 quando tinha apenas dezessete anos devido a Progenia, doença rara que provoca envelhecimento precoce, à medida que envelhece rapidamente a criança sofre com a perda de gordura corporal e de cabelo, ficam incapacitadas de ganhar peso, sofrem degeneração da condição músculo esquelética, advém a osteoporose, os ossos ficam frágeis, propensos a quebrar e a pessoa  ainda fica com problemas cardíacos.

Como um adolescente que apresenta esta terrível doença, sabe que não vai sobreviver muito tempo, a expectativa de vida não passa dos dezoito anos e que, além disso, deixa a pessoa com visual de extraterrestre, e aí não vai nenhuma ironia ou humor negro, e sim a constatação da realidade, mostrada na foto, consegue ser feliz?  

Pois, acredite, Sam era muito feliz, não aquela felicidade de fachada verbalizada da boca para fora, e sim interiormente, fazia tudo que gostava e a sua condição física permitia, sua vida era intensa sempre tinha projetos para realizar, como tocar percussão na banda da escola, o que fazia muito bem, ir as festas para dançar ou ao estádio para torcer pelos Patriots, por quem era apaixonado, se formou com a maior média dentre todos os estudantes do ciclo fundamental, fazia palestras motivacionais pelo país, como a realizada para os jogadores do do seu time e tinha muitos amigos.

Não li em nenhum lugar, mas pelo que vi nas palestras que fez, como a na TEDex veiculada na internet e no documentário sobre a sua vida, acredito que o seu QI era cinco ou seis vezes maior que o seu peso, que era 23 Kg.

Ele encorajava outros a viver com a mentalidade positiva, um dia um jornalista lhe perguntou “qual é a coisa mais importante que as pessoas deveriam saber sobre você?", no que respondeu "eu tenho uma vida muito feliz e espero que todos vocês, independentemente de seus obstáculos, possam ter uma vida muito feliz também." Ele impressionava pela maturidade e mensagem positiva que transmitia.


Os nossos problemas, por maiores que sejam, não são nada perto daqueles que foram vivenciados por Sam e a sua postura para encarar, administrar e superar as adversidades foi principal legado que deixou e um exemplo a ser seguido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário