sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Benchmarking Gay

Movimento gay, inclusão social, a foca e o pinguim
Definitivamente os movimentos sociais voltados para a defesa de crianças, negros, deficientes e outros, tem muito que aprender na área de comunicação e sensibilização com os ativistas que trabalham em prol dos direitos dos gays, que contam com grande poder de articulação, conseguindo manter na mídia durante todo ano os problemas e a realidade da população GLBT, o assunto nunca sai da pauta dos jornais, sem contar o poder de mobilizar e reunir centenas de milhares de pessoas nas diversas Paradas Gays que acontecem em todo país.

Numa primeira análise pode-se deduzir que os militantes da causa gay são mais competentes que aqueles que se dedicam a causa dos idosos ou das crianças e adolescentes.  Ou, quem sabe, por que os temas ligados à sexualidade, notadamente quando o foco são os gays, tem mais apelo popular. Eu aqui do meu canto acredito na segunda hipótese.

Então para dar uma vitaminada para se conseguir maior discussão e envolvimento da população em outras importantes causas sociais ou datas cívicas, porque não usar o gay, literalmente. Quem é que vai hoje a uma parada de Sete de Setembro?  Ninguém. Então porque não se comemorar o Sete de Setembro Gay para se obter maior adesão da população e divulgação da mídia? Garanto que no dia da parada terá uma enorme multidão assistindo, até porque soldados usam fardas.

E o que dizer do Dia da Consciência Negra? Neste caso dá para aproveitar a suspeita que Zumbi tinha um lado homo bastante aflorado – não sou eu quem diz- e se comemorar o Dia da Consciência Negra Gay. Pode ter certeza, a praça em que se comemora a data no Rio, onde existe a estátua de Zumbi, vai ficar pequena no dia da comemoração para abrigar os neo zumbistas. 

Mas o melhor mesmo seria a comemoração do Dia da Proclamação da República Gay, de um lado por que haveria centenas de comemorações em todo o país com a participação de milhões de pessoas, resgatando a importância desta importante passagem histórica, hoje praticamente esquecida, e depois por que finalmente o Brasil seria, emblematicamente, transformado numa república gay, consolidando o que de fato já acontece. A única data que é prudente não se comemorar dentro desta proposta, é o Dia da Bandeira Gay, pois corre-se o risco que no dia da manifestação não apareça nenhuma bandeira do Brasil, mas centenas com arco-iris. 

E os idosos? Ninguém olha por eles, foram chutados para escanteio. Alguém já viu uma passeata defendendo os direitos dos idosos? A solução para se chamar a atenção dos problemas do segmento que mais cresce no país, dado o aumento da expectativa de vida, o que no Brasil é sacanagem, pois significa o idoso ver ampliado à redução do valor de sua aposentadoria do INSS, é se comemorar o Dia do Idoso Gay. Garanto que virão de todo país velhos boiolas, com todas as suas variações de gêneros, e simpatizantes, que irão fazer um grandioso e divertido protesto, com cartazes tipo "Colesterol alto, aposentadoria baixa". Só vai ser meio impactante ver idosos de bengala, com tudo caído, mas com os peitos empinados, e de alguns que mesmo com trejeitos típicos, não sabem que são gays devido ao Alzheimer, mas tudo isto são detalhes, a causa dos idosos está acima destas pequenas questões.

Alguns podem achar a proposta absurda, mas, lembro, embora utilize um método meio heterodoxo, seus objetivos são nobres, além do que, numa época em que foca está comendo pinguim, e não é pela boca conforme mostra o vídeo abaixo, nada mais deve ser visto como surreal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário