sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Guerra e Paz

Número de homicídios no Brasil tem padrão de guerra civil
Se te derem uma passagem grátis e estadia paga para visitar a Síria ou o Iraque você iria?  Se respondeu não - eu também faria o mesmo -, sinto informar que a sua vida corre mais risco de se evaporar ficando aqui no Brasil do que na Síria ou Iraque. Bem, você deve estar achando que estou delirando, antes fosse, mas a realidade dos números mostra que viver no Brasil é bem mais perigoso.
Os dados apontam que em 2012 foram assassinadas 52.000 pessoas no Brasil, valor muito acima das 16.245 que morreram vítimas de atentados terroristas praticados em dez países, considerados barra pesada, que lideram o trágico ranking, como a Síria, Iraque, Afeganistão, Paquistão, Nigéria, Somália e Iêmen, etc...que só aparecem na mídia de "forma explosiva". 

Alguns poderão dizer que não é  correto se comparar vítimas de atentados terroristas que ocorrem naqueles países com homicídios decorrentes da violência urbana, embora desconfie que o Brasil seja palco de uma guerra civil branca. Tudo bem, então faremos a comparação considerando homicídios praticados por grupo de 100 mil habitantes. Vamos fazer um teste, tente correlacionar o número de homicídio por 100 mil habitantes com o país correspondente:
                
           País                             homicídio/100.000 habitantes

1 - Afeganistão                                   (  )  2,3
2-  Índia                                              (  )  2,4          
3-  Paquistão                                       (  )  2,0
4- Síria                                                (  )  52,0
5- Iraque                                             (  )  7,8
6-  Brasil                                             (  )  3,4

Resposta: 
Você certamente não sabe o número relativo de homicídios correspondente aos diversos países acima, mas, possivelmente, começa a desconfiar qual é o índice do Brasil, e deve estar horrorizado por achar que não deve ser 2,3 e sim um valor 23 vezes maior, 52, infelizmente, o seu o presságio se confirma, veja a resposta abaixo:

Afeganistão - 2,4 
Índia- 3,4  
Paquistão- 7,8 
Síria 2,3 
Iraque - 2,0 
Brasil- 52

Chocado? Pois é,  eu também,  por que através deste critério se constata que a situação do Brasil é pior do que se imagina. Mesmo quando o parâmetro de comparação são as pessoas que morreram nos últimos três anos na guerra civil na Síria- 2011/2014- considerando civis, soldados do exército e das forças de resistência, o resultado nos deixa apavorado. Neste período 191.000 pessoas morreram na Síria vítimas da guerra, o que dá uma média anual de 63.300 pessoas, enquanto que no Brasil, que em tese não está em guerra, foram assassinadas 52.000 pessoas em 2012, conforme exposto acima. 

Diante do exposto, decidi carimbar meu passaporte para fazer um tour na Babilônia, mais conhecida como Iraque, pois descobri que tenho know how para viver num país em guerra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário