sábado, 8 de novembro de 2014

O Cidadão Resiliente

A resiliencia vai te ajudar
Você se considera profissionalmente resiliente? O teu projeto de vida é resiliente? A tua cidade é resiliente? E a tua empresa? Muitos que leem este texto não sabem ainda o que é resiliente, mas não perca por esperar, daqui pra frente o termo vai  entrar moda e, se bobear, eleito o muso do próximo verão, então é bom ler as linhas a seguir para não fazer cara de paisagem quando falarem do assunto com você. 

A resiliencia é um conceito  da física utilizada pela psicologia, o que é preocupante, no terreno pessoal, sendo definido como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico e em organizações é vista com uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer.

Um funcionário é considerado resiliente na organização se preenche os seguintes pré-requisitos: encara mudanças e dificuldades como oportunidades, é autoconfiante, autoeficiente, tem bom humor, controle emocional, empatia, é independente, otimista, reflexivo, sociável e tem valores positivos. Fácil, não?
Já cidades resilientes são aquelas preparadas para resistir, absorver e se recuperar tensões e desastres ambientais prevenindo a perda de vidas e bens, ou seja, nenhuma cidade brasileira é resiliente.

Se ainda está confuso sobre o que é resiliente, não esquenta a cabeça, à maioria também tá ou, mais provável, nem sabe que a palavra existe, o importante é que pode ajudar a melhorar a tua imagem no mercado, ela é uma espécie de canivete suíço, serve para tudo, inclusive para te ajudar para fazer upgrade cultural e de sofisticação, mesmo que o seu nível intelectual seja rasteiro, nem lembra mais qual foi último livro que leu e só gosta de vinho doce, tipo suco.
Digamos que está numa vernissage numa roda de pessoas conversando sobre as obras expostas pelo artista alternativo pós tudo e você sem entender nada do que estão falando, de repente te perguntam o que achou dos quadros expostos. Não entre em pânico, diga apenas que acredita que o autor quis passar uma mensagem resiliente e não precisa falar mais nada, pois conquistou a mente e admiração de todos. Se a roda for com experts de vinho e disser que o vinho tal é maduro e resiliente, pode fechar a boca, daí em diante será visto como experiente sommelier. Se quiser impressionar uma paquera que conheceu num Concerto de Oboé no Paço Imperial, diga que considera o filme Acossado de Godard como o mais resiliente da sua carreira. Ela vai ficar apaixonada e querer dar para você na hora.
Na verdade devido à elevada gama de situações e pretensos significados que o termo pode ser usado com sucesso, ele é muito mais que um canivete suiço, é Bombril na veia, pois tem mil e uma utilidades. 
Se não gostou desta crônica ou, mais certo, de todo o blog , não precisa elogiá-lo, mas peço que quando estiver com um amigo diga que o achou resiliente, no caso está espinafrando, a palavra serve também para isso, e não estará mentindo, já quem ouve pode entender que é bom, por vergonha não irá dizer que não sabe o que significa, e assim, sem mentir, estará me dando uma força bem resiliente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário