quarta-feira, 5 de agosto de 2015

JE SUIS DILMA

A CUC - Central Única do Coveiros convocou os associados
para uma manifestação de apoio ao governo Dilma
Todas as atividades têm estações ou datas que vendem mais, chocolate, por exemplo, tem a páscoa, dias dos namorados, natal, inverno e por aí afora. Ar condicionado, ventilador, bebidas e moda praia faturam mais no verão.

Mas existe um segmento econômico que não conta com data ou período comercialmente bons, que é o setor de cemitérios. Não há, por exemplo, época de suicídio coletivo, o número de mortes nos finados é o mesmo de qualquer dia, ninguém pensa em desligar nesta data o aparelho que mantém o parente em coma vivo. Adicionalmente, existe outro fato que torna a situação mais grave: a expectativa de vida do brasileiro está aumentando, e  isto é uma tragédia para os donos de cemitério.

A moda agora é comer comida vegetariana sem agrotóxico, fazer dieta do mediterrâneo, se empaturrar de linhaça, aveia, chia e azeite extra virgem, não beber refrigerantes, fazer ginástica, meditação, check-up periódico, sem contar dezenas de revistas natureba propagando receitas para se viver mais e melhor. Esta maluquice só pode ter sido engendrada por algum grupo de cemitério multinacional para quebrar os nacionais e, assim, dominar o mercado. Que saudades da época do junkie food, agrotóxico era associado a maconha, que fumar dava status ou que filho gordinho era sinônimo de saúde.

Para estimular a demanda a Associação de Donos de Cemitério realizou uma promoção, tipo compre uma cova e ganhe outra de graça, mas, sem trocadilho, foi uma desgraça, ninguém se sensibilizou, as covas ficaram encalhadas, parece que o povão acredita que quem come linhaça não morre. Mas, no fundo, no fundo, o marketing não foi bom mesmo, acho que tem que ser feito igual às Casas Bahia, uma voz estridente berrando ”é só hoje, cova, carpideira, túmulo de alvenaria revestido de azulejo e flores, tudo isto só por R$5.299,99 em 24 prestações e a primeira só paga sem aumento depois de finados ou o Vasco cair para a segunda divisão, o que ocorrer primeiro”. Quem sabe assim a pessoa fique estimulada e compre jazigo para ele e também para presentear a mulher, filhos e netos no aniversário ou natal? Acha isto absurdo, então olhe para Brasília e veja quem preside a Câmara e o Senado. E agora, continua achando absurda a ideia?

O setor cemiterial, ao contrário do automotivo, não quer privilégios, como  subsídios, financiamento do BNDES ou verba pública, a única proposta solicitada  ao governo federal é para que baixe uma Medida Provisória aprovando a prática da eutanásia e liberar todos agrotóxicos. O segmento conta na Câmara com a bancada da eutanásia, mas depois que um deputado do grupo ficou em coma e a família foi contra desligar os aparelhos, ela perdeu a força.

A verdade é que a redução de mortes e enterros irá causar uma crise social no setor, muitos coveiros serão colocados em regime de lay-off ou mesmo despedidos. A situação só não está pior graças ao apoio recebido dos nossos poucos aliados, um deles é a Coca Cola que financia nos EUA pesquisas científicas para mostrar que a má alimentação e refrigerantes não fazem mal a saúde, o outro é o governo Dilma cuja desastrosa política econômica e social vem causando elevado estresse, pressão alta e depressão na população, e isto faz com que as perspectivas empresariais da atividade não sejam tão sombrias.  

Em reconhecimento, os proprietários de cemitérios e a CUC- Central Única dos Coveiros decidiram em assembleia conjunta realizar campanha a favor do governo, acusado pela posição de estar enterrando o país. Os coveiros usarão durante o enterro camiseta com a frase “Je Suis Dilma” e portando cartazes com a frase "Volta Mantega".A propósito, o governo Dilma só consegui 7% de aprovação porque contou com apoio maciço dos trabalhadores que integram o trade cemiterial. 

Se depender de nós, donos de cemitérios e coveiros, o PT fica mais 16 anos no poder, pois ele foi o único Partido que fez política econômica pensando no nosso segmento.
                                                             
A guerra contra os
cemitérios é pesada

Nenhum comentário:

Postar um comentário