quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O Pato Manco Ficou Paraplégico

O pato ficou paraplégico
Nos EUA a expressão pato manco designa o político que está fraco politicamente, não consegue governar, aprovar medidas no legislativo e o nível de avaliação do seu governo é baixo. Quando isto ocorre, normalmente o governo já se encontra no período compreendido entre o meio e final da gestão, tem que haver tempo para que haja desgaste perante a opinião pública, nenhum governante recém-eleito começa a gestão com a imagem negativa.

Ou melhor, existe uma exceção a esta regra, que é a presidente Dilma,  ela, a semelhança da jabuticaba que só existe no Brasil, inovou, conseguiu a incrível façanha de logo após obter a maioria dos votos que a reelegeu, terminar o  mandato como pato manco, feito digno para entrar no Guinness. Passados apenas quarenta dias do segundo mandato ela inova de novo, o pato deixou de mancar, ele ficou paraplégico e está numa cadeira de rodas, fato sinalizado pelo elevado nível de reprovação do seu governo. Macondo perde.


Esta situação surreal decorre do legado (herança maldita, como todos os petistas sabem, é coisa de Tucano) que a presidente do primeiro mandato Dilma passou para a presidente Rouseff do segundo. Em tempos de petrolão, alguns acham que o segundo mandato é um aditivo superfaturado do primeiro. 


Dentro do pacote legado, inclui-se economia desaquecida, aumento do desemprego, do preço da gasolina e da energia, descontrole das contas públicas, juros e inflação em alta, o petrolão e, na alça de mira, os fundos de pensão e as empresas do sistema Eletrobras, as medidas populistas demagógicas aprovadas e, ainda, de quebra, a oposição ferrenha do PT lulista e das centrais sindicais contra  a proposta de se fazer as reformas trabalhista e previdenciária, arrematada pelo "apoio" do "aliado" Eduardo Cunha, fazendo jus à máxima de que quem tem um amigo deste dispensa inimigo. 

Hoje a sua base de sustentação é a sua família, o único que a apoiava incondicionalmente, aceitando  inclusive fazer o papel de boi de piranha, ela mandou embora, que era o ex-ministro Guido Mantega. Vai entender. 

O governo só está começando e ainda faltam três anos e dez meses para acabar e, pelo jeito, teremos muitas emoções pela frente.  Diante disto irei  comprar ações do laboratório que fabrica o Rivotril, e, tenho certeza, irei recuperar todo a grana que perdi com as ações da Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário